Com 11 mil habitantes, Batayporã completa 59 anos neste sábado

Localizada no sudeste de Mato Grosso do Sul, o município tem cerca de 11 mil habitantes

GABRIEL DE MATOS / CAMPO GRANDE NEWS


O município de Batayporã completa 59 anos neste sábado (12). Elevada à categoria de município em 1963, já pertenceu ao território de Bataguassu e Nova Andradina. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município tem estimativa de pouco mais de 11 mil habitantes.

O calendário oficial de eventos da Prefeitura de Batayporã tem o show de pagode do Pixote a partir das 21h deste sábado. No domingo (13), será a vez da banda gospel Preto no Branco às 20h. Ambos shows serão ao lado do Paço Municipal, na Rua Luiz Antônio da Silva. No local, haverá praça de alimentação e miniparque infantil.

Batayporã é fruto de um projeto de colonização do tcheco Jan Antonin Bata. Ele idealizou mais de oitenta cidades em todo o mundo. A implementação do projeto deu início ao povoamento do território que viria a ser o município a partir da década de 1950. Isso foi quando chegaram os primeiros compradores de lotes de terras da Fazenda Samambaia.

Em 11 de novembro de 1953, uma lei estadual criou oficialmente o Distrito de Batayporã, subordinado a Bataguassu. Cinco anos mais tarde, o distrito ficou subordinado a Nova Andradina. Em 1963, Batayporã foi emancipada.

Atualmente, as principais atividades econômicas bataiporãenses são dos setores secundário e terciário. Comércio, Serviços e Indústrias representam 72% do PIB (Produto Interno Bruto) local. O setor agropecuário representa 28% da economia local.