Escolas de Mato Grosso do Sul passam por avaliações nacional e regional a partir de segunda-feira

Escolas de Mato Grosso do Sul passam por avaliações nacional e regional a partir de segunda-feira

IVI NOTíCIAS/JORNAL DA NOVA


Alunos - Foto: Bruno Rezende/Secom/Arquivo

As escolas de Mato Grosso do Sul se preparam para dois importantes ciclos de avaliação. A primeira é o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), aplicado entre 20 e 31 de outubro de 2025, sob coordenação do Inep/MEC.

A avaliação nacional envolve alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática, além de questionários para estudantes, professores e diretores. Os resultados compõem o Ideb, indicador que mede o desempenho das redes de ensino em todo o país.

A segunda etapa é o Saems (Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso do Sul), promovido pela SED, entre 10 e 25 de novembro de 2025, voltado à Rede Estadual de Ensino. Serão avaliados alunos do 5º e 9º anos do Fundamental e das três séries do Ensino Médio, também em Língua Portuguesa (com produção de texto) e Matemática. A edição traz como novidade os questionários contextuais para o 5º ano, ampliando a análise sobre fatores que influenciam a aprendizagem.

Segundo o secretário Hélio Daher, as avaliações são fundamentais para diagnosticar avanços e desafios da Educação, orientando políticas públicas com base em evidências. “O Saeb e o Saems nos ajudam a entender onde estamos e o que precisamos melhorar. Mais que números, são ferramentas para fortalecer a escola e valorizar o aprendizado de cada estudante”, destacou.