IVINHEMA: NOTA PÚBLICA DE UTILIDADE PÚBLICA

ACONTECEU MS


A 2ª Promotoria de Justiça informa à população que estelionatários estão tentando aplicar golpes, solicitando transferências de valores, mediante a utilização dos nomes do Promotor de Justiça Allan Thiago Barbosa Arakaki e do Juiz de Direito da Comarca Rodrigo Barbosa Sanches. Reportou-se a esta Promotoria de Justiça a informação de que estelionatários estão entrando em contato com as vítimas, apresentando-se como autoridade pública (juiz ou promotor) e informando a chegada dela na Comarca de Ivinhema, ocasião em que relatam a necessidade de um motorista e de auxílios para a instalação dela na cidade.

A partir disso, os estelionatários mencionam que o Promotor de Justiça Allan Thiago Barbosa Arakaki e o Juiz de Direito da Comarca Rodrigo Barbosa Sanches estão cientes da chegada daquela autoridade pública e da necessidade dela. Ao fim da conversa, os estelionatários solicitam então o envio de transferência bancária ou de pix, com o intuito de custear as despesas dela, informando que será realizada a devolução em momento oportuno.

A 2ª Promotoria de Justiça alerta à população que a prática relatada se trata de golpe e da prática de crime (estelionato), sendo que, acaso receba essa espécie de comunicação, orienta-se a desligar o telefone e a não responder, devendo ainda informar a ocorrência à Polícia Civil, de Ivinhema para os fins devidos. Acrescenta-se que NÃO SE DEVE realizar transferências bancárias ou PIX em tais casos, alertando ainda que os nomes das autoridades públicas estão sendo utilizados de forma totalmente leviana e com a intenção clara de enganar as possíveis vítimas.

No mais, por precaução, a Promotoria de Justiça de Ivinhema adverte ainda que as autoridades mencionadas NÃO solicitam transferências bancárias ou Pix às contas pessoais, de terceiros e/ou de entidades, ainda que beneficentes, independentemente da história e do contexto, sendo que qualquer comunicação nesse sentido se cuida de clara tentativa de estelionato.