PF e Receita Federal realizam operação contra descaminho de eletrônicos em larga escala

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em investigação sobre importação irregular de celulares e outros aparelhos

IVI NOTíCIAS/JORNAL DA NOVA


Agentes da Receita Federal e PF - Foto: Polícia Federal/Divulgação

A Polícia Federal, com apoio da Receita Federal do Brasil, deflagrou na manhã desta quarta-feira (22) uma operação para combater o descaminho de aparelhos eletrônicos em larga escala. A ação faz parte de uma investigação iniciada após a apreensão de uma grande carga de celulares, em 13 de junho de 2024, na região metropolitana de Cuiabá e Várzea Grande (MT).

Embora as mercadorias estivessem acompanhadas de notas fiscais, as autoridades constataram a ausência de registro de importação regular. As evidências apontam para o uso de uma empresa de fachada, com sede e filial em Campo Grande, utilizada para a internalização irregular dos produtos no país.

Com base nas provas reunidas, a Polícia Federal solicitou à Justiça Federal a expedição de mandados de busca e apreensão, que foram cumpridos integralmente nesta quarta-feira.

Durante a operação, foram apreendidos centenas de aparelhos eletrônicos sem comprovação de regularidade fiscal e aduaneira.

As investigações prosseguem para identificar todos os envolvidos no esquema e calcular o valor total dos tributos sonegados.