Lula vem a Três Lagoas retomar obra de usina parada pela Lava Jato

Presidente também entrega títulos de propriedade a assentados do Distrito de Itamarati

TOP MíDIA NEWS/THIAGO DE SOUZA


Lula visita obra afundada em corrupção / Ricardo Stuckert e Saul Schramm

Presidente Lula fará visita à Usina de Fertilizantes Nitrogenado III, a UFN3, nesta quinta-feira (25), em Três Lagoas. Iniciada em 2011, a fábrica parou de ser construída EM 2014, por envolvimento das empreiteiras em esquemas de propina, descobertos pela Operação Lava Jato. 

Lula vem acompanhado da presidente da Petrobras – dona do negócio – Magna Chateaubriand, além dos ministros das Minas e Energia, Alexandre Silveira e outras autoridades. Ele anuncia o retorno das obras e ainda assina contratos com as empreiteiras vencedoras das licitações. 

O investimento será de R$ 5 bilhões, que terá apoio do Novo PAC. Os trabalhos começam, segundo o governo federal, ainda este mês. A estimativa é que a construção gere oito mil postos de trabalhos diretos e indiretos. Já a produção de amônia e ureia começam em 2019. 

Corrupção

Em 2014, a Petrobras rompeu contrato com as empreiteiras, alegando abandono da obra. Uma das construtoras era a Galvão Engenharia, investigada na Operação Lava Jato e que seria pagadora de propina e benefícios a políticos. Tudo ocorreu – em sua maior parte – nos governos do Partido dos Trabalhadores. 

Depois do escândalo, a estatal de petróleo anunciou processo de venda, alegando desinteresse na produção de fertilizantes, mas que esbarrou em vários processos e acabou sendo anulado. A empresa brasileira voltou a ter interesse na ureia e amônia e vê o setor como estratégico para a autossuficiência do Pais na produção dessas substâncias, de extrema importância para o agronegócio. 

Além de Três Lagoas, Lula entrega títulos de propriedades a assentados do Assentamento Itamarati, em Ponta Porã. A entrega faz parte do programa ''Terra da Gente''. A localidade é considerada o mais bem suscedido projeto de reforma agrária do País. Depois, o presidente da República inaugura melhorias no Aeroporto de Ponta Porã, que valem também para Campo Grande e Corumbá.