Confina Brasil põe MS na rota de levantamento da pecuária intensiva

Levantamento irá em fazendas de 13 estados e com realidades completamente diferentes

JOSé ROBERTO DOS SANTOS / CAMPO GRANDE NEWS


A quarta edição do Confina Brasil, expedição que mapeia sistemas intensivos e semi-intensivos de produção na pecuária, teve início em 5 de junho. Em 2023, serão quatro rotas, em que estão previstas visitas em confinamentos e semiconfinamentos em 13 estados, de Norte a Sul do país. Em Mato Grosso do Sul, a visita está programada para acontecer entre os dias 17 de julho e 11 de agosto.

Entre 16 e 18 de maio, duas equipes com profissionais especializados visitaram seis fazendas de forma experimental. “As visitas de treinamento agregaram bastante para o início das rotas, onde conhecemos histórias, entendemos sistemas de produção, cada um com suas particularidades, e mapeamos cada vez mais confinamentos e semiconfinamentos, buscando fornecer informações de qualidade para a pecuária nacional', destaca Julia Zenatti, analista de mercado da Scot Consultoria.

Assim como nas edições anteriores, o Confina Brasil 2023 tem como objetivo o mapeamento de sistemas intensivos e semi-intensivos de produção pecuária no Brasil. Nas duas equipes, os profissionais da Scot Consultoria buscarão as principais práticas de produção em diferentes fazendas, locais com realidades distintas, principalmente em relação ao clima e disponibilidade de insumos.

O foco da pesquisa-expedicionária será avaliar, principalmente, características ligadas à gestão, manejo, sanidade, nutrição, sustentabilidade e tecnologia.

Após o mapeamento de todas as propriedades visitadas, a Scot Consultoria produz análises que resultam no Benchmarking Confina Brasil. O material apresenta dados qualitativos e quantitativos referentes aos métodos utilizados por diferentes propriedades na pecuária de corte, possibilitando que outros produtores avaliem o seu empreendimento tendo por base os dados apurados durante a expedição.

“O grande objetivo do Confina Brasil é compreender o cenário da pecuária intensiva em nosso país, para estimular o seu desenvolvimento, com informação de qualidade, auxiliando na tomada de decisão em cada negócio', assinala Jayne Costa, analista de mercado da Scot Consultoria.

Em 2023, os estados visitados pelo Confina Brasil serão: São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Tocantins, Piauí, Maranhão, Bahia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com isso, as regiões, Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul serão contempladas com visitas da expedição.