Embrapa disponibiliza calculadora de sementes para pecuarista formar pastagem

Tecnologia ajuda a reduzir custos e o desperdício de maquinário, entre outros benefícios

JOSé ROBERTO DOS SANTOS / CAMPO GRANDE NEWS


Uma das dúvidas que aflige o pecuarista na hora de formar ou reformar a pastagem é sobre a quantidade de sementes a ser lançada no solo. Para dar uma solução para este problema, pesquisadores da Embrapa Gado de Corte, unidade de pesquisa que fica em Campo Grande (MS), desenvolveram a calculadora de sementes.

A ferramenta fornece uma sugestão da quantidade de sementes forrageiras necessária para a implantação da pastagem. Disponível, gratuitamente, na Plataforma Pasto Certo, ela é resultado da parceria Embrapa, Unipasto (Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras) e Facom-UFMS (Faculdade de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Benefícios da tecnologia

Segundo informa o pesquisador Sanzio Barrios, através do portal da Embrapa-Gado de Corte, “com esse instrumento, reforçamos as boas práticas de manejo, preconizadas pela pesquisa. É útil para o produtor, que pode escolher a quantidade e a qualidade de sementes, estando mais consciente de suas escolhas', afirma o Nos últimos anos, ele e os pesquisadores Ademir Zimmer (falecido) e Jaqueline Verzignassi trabalharam diretamente no desenvolvimento da calculadora.

Redução de custos, menor desperdício de maquinários, percepção de distorções, inclusive nos preços, são outros benefícios apontados pelos especialistas para o pecuarista que incorporar a ferramenta à rotina da propriedade rural. Ela foi desenvolvida nas versões Android, iOS (sistema operacional da Apple) e web, e funciona em dispositivo móvel ou em tela cheia (www.pastocerto.com'), sem ocupar espaço no smartphone ou desktop, com sincronismo de informações.

Por dentro da calculadora

Antes de começar a utilizá-la, é necessário ter em mãos o “termo de conformidade', que acompanha a nota fiscal no momento da compra da semente. “É relevante solicitar o termo de conformidade para que os dados sejam utilizados no cálculo. Toda empresa ou revenda deve fornecer o esse termo“, alerta Jaqueline Verzignassi, representante da (Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes) no Comitê Técnico de Forrageiras da Abrasem (Associação Brasileira de Sementes e Mudas). Os dados de qualidade presentes no termo serão usados para preencher os campos iniciais.

Para ter a sugestão de cálculo, o usuário deve informar qual cultivar forrageira será implantada; o método de semeadura a ser adotado (a lanço ou em linha); e o tipo de semente (não revestida ou revestida).

O próximo passo é inserir os valores para a taxa de semeadura desejada (número de sementes puras viáveis por metro quadrado; espaçamento entre linhas de semeadura (cm); peso de mil sementes revestidas (g), o valor está na embalagem das sementes e no “termo de conformidade'; peso de mil sementes (g); pureza da semente revestida (%) para sementes revestidas ou simplesmente “pureza da semente' para o caso de semente “não revestida'; germinação ou viabilidade da semente (%); área de plantio (ha) e preço do kg da semente comercial (em reais R$).

Todos os parâmetros são de preenchimento obrigatório, exceto o preço da semente, e a maioria está no termo de conformidade.

Além de fornecer o número de sementes puras viáveis por metro linear, a ferramenta fornece informações para valor cultural real da semente comercial, peso de sementes puras viáveis por metro linear, peso da semente comercial por metro linear, quantidade de sementes puras viáveis por hectare, quantidade de semente comercial por hectare, quantidade de semente comercial para área total, custo da semente comercial por hectare e custo da semente comercial para área total.