MUNDO
Papa Leão XIV retoma trabalho de Francisco e publica sua primeira exortação apostólica
A 'Dilexi Te', traduzido como 'Eu te amei', reafirma a posição central dos pobres no evangelho, além de criticar uma 'economia que mata', as desigualdades, à cultura do descarte e à indiferença social
MIDIAMAX/OSVALDO SATO

O papa Leão XIV publicou sua primeira exortação apostólica, tendo como tema o serviço aos pobres. No documento, o sumo pontífice denuncia a falta de equidade na sociedade atual, a violência contra as mulheres, a desnutrição, dentre outros temas.
Denominada ‘Dilexi Te’, traduzido como ‘Eu te amei’, o trabalho de redação da exortação foi iniciado ainda pelo Papa Francisco e retomado por Leão XIV. Assim, ele encampa o apelo de Francisco pelos pobres e pelos migrantes.
O documento foi assinado no dia 4 de outubro, porém publicado apenas nesta quinta-feira (9), estando disponível para consulta no site do Vaticano.
Dentre seus pontos principais, a Dilexi Te afirma que a fé não pode ser separada do amor pelos pobres. A caridade e a ação social não são acrescentos opcionais, mas expressão essencial do Evangelho.
Além disso, reforça a opção preferencial pelos pobres. O documento reafirma que Deus se compadece dos mais vulneráveis e que a Igreja deve escutar o clamor dos pobres.
Contém ainda crítica à uma economia que mata, às desigualdades, à cultura do descarte e à indiferença social. Convida para que os pobres sejam sujeitos de transformação, não apenas recipientes de ajuda.
Por fim, dá ênfase na justiça social, na solidariedade, no cuidado com migrantes e refugiados, na educação, na dignidade da pessoa humana.