MS
Fogueira de Jatei é reconhecida como Patrimônio Imaterial e Cultural de MS
Com mais de 60 meros de altura é considerada uma das maiores do país
TOP MíDIA NEWS/FELIPE ARGUELHO

Com mais de 60 metros de altura, a tradicional Fogueira de Jateí, que fica a 260 km de Campo Grande, foi oficialmente reconhecida como Patrimônio Imaterial e Cultural de Mato Grosso do Sul. O título foi concedido por meio do Decreto Legislativo, publicado nesta sexta-feira (7).
O texto do decreto declara a Fogueira de Jateí como bem cultural do Estado, destacando sua importância histórica, cultural, religiosa e social para a população sul-mato-grossense.
A proposta é de autoria do deputado Renato Câmara (MDB), que ressaltou a relevância da celebração. “Realizada anualmente desde 1977, a Fogueira de Jateí é uma das manifestações culturais mais emblemáticas do Mato Grosso do Sul”, afirmou o parlamentar. O Decreto também determina que o Poder Executivo, por meio da Fundação de Cultura de MS, adote as medidas necessárias para o registro oficial da fogueira como bem de natureza imaterial. Sobre Patrimônio
A iniciativa da construção da fogueira é atribuída ao professor Manoel Sanches Gabriel. O que começou com uma estrutura de apenas seis metros de altura hoje chega a ultrapassar 60 metros, tornando-se uma das maiores fogueiras do país.
Segundo Renato Câmara, a montagem é feita com planejamento técnico e segurança, envolvendo engenheiros, Corpo de Bombeiros, servidores públicos e voluntários. O processo leva cerca de 30 dias e utiliza troncos de eucalipto, guindastes, cabos de aço e elevadores hidráulicos.
A Festa da Fogueira de Jateí já integrava o Calendário Oficial de Eventos do Estado desde a Lei nº 3.729/2009. Agora, com o novo decreto, o evento passa a ter o reconhecimento formal como patrimônio imaterial e cultural de Mato Grosso do Sul.
LEIA MAIS
PRIMEIRA PÁGINA






