Política
Lula indica advogado-geral da União Jorge Messias para vaga no STF
Indicação será oficializada em edição extra do Diário Oficial publicada hoje
FERNANDA PALHETA / CAMPO GRANDE NEWS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou o advogado-geral da União, Jorge Messias, para ocupar a vaga de Luís Roberto Barroso no STF (Supremo Tribunal Federal), que anunciou aposentadoria antecipada da Corte e deixou o tribunal no mês passado.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou Jorge Messias, atual advogado-geral da União, para ocupar a vaga de Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal. O anúncio foi realizado após encontro entre ambos no Palácio da Alvorada nesta quinta-feira. Jorge Messias, pernambucano de 45 anos, integra o governo desde 2023 e é considerado pessoa de confiança do presidente. Para assumir o cargo, sua indicação precisa ser aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado e pelo plenário, com mínimo de 41 votos favoráveis.
O anúncio foi feito após encontro de Lula e Messias no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, na manhã desta quinta-feira (20). De acordo com reportagem do jornal O Globo, a indicação será oficializada em edição extra do Diário Oficial da União publicada hoje.
Para tomar posse na Suprema Corte, o nome de Messias deve ser aprovado pelo Senado Federal. O advogado-geral da União será sabatinado pelos senadores membros da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa. A indicação de Lula ainda deve ser aprovada pelo plenário. São necessários, pelo menos, 41 votos para a aprovação. A data da sabatina ainda será definida.
Jorge Rodrigo Araújo Messias tem 45 anos e é natural de Pernambuco. Está no governo desde o início da terceira gestão Lula, em 2023, e é considerado um nome de confiança do presidente. No governo Dilma Rousseff (PT), Messias ocupou o cargo de subchefe para Assuntos Jurídicos. O setor é responsável pelo assessoramento direto da presidente.






