IVINHEMA: Moradores recorrem à Promotoria após dificuldades com medicamentos e cirurgias

IVI NOTíCIAS/IVINOTICIAS


Promotoria de Justiça de Ivinhema - Foto: Ivinoticias

Nos últimos dias, a Promotoria de Justiça de Ivinhema registrou três atendimentos distintos envolvendo moradores que enfrentam dificuldades para obter medicamentos e realizar procedimentos médicos pela rede pública de saúde. Os relatos, feitos entre os dias 16 e 22 de outubro, trazem à tona situações que refletem o desafio de acesso e a demora em atendimentos básicos e especializados no município.

O primeiro caso envolve um morador da Rua 13, no Bairro Triguenã, que há dois anos sofre com dores crônicas na lombar decorrentes de um acidente de trabalho. Segundo o relato, o paciente precisa de um medicamento de uso contínuo prescrito por um médico da rede pública, mas não conseguiu recebê-lo na farmácia municipal. O remédio, cujo custo mensal chega a R$ 360,00, estaria indisponível por ser considerado “muito caro”. A esposa do paciente relatou ainda que o exame de raio-X feito no hospital municipal não pôde ser emitido corretamente devido a problemas no equipamento.

Outro registro foi feito por uma moradora da Rua Antonio Manoel dos Santos, no Bairro Piravevê, de 65 anos, diabética há quase duas décadas. Ela contou que depende da insulina NPH para controlar a glicose, mas vem enfrentando dificuldades para obter o medicamento em caneta aplicadora, essencial para sua segurança devido à perda parcial da visão. A paciente afirma que foi informada pela Secretaria de Saúde de que o Estado não tem fornecido o produto, motivo pelo qual buscou apoio do Ministério Público.

O terceiro caso também é de uma moradora da Avenida Brasil, no mesmo bairro, de 68 anos, que há quatro anos convive com dores e limitações causadas por desgaste ósseo na perna direita (coxartrose). Mesmo com recomendação médica de cirurgia urgente para colocação de prótese — realizada ainda em maio deste ano —, o procedimento ainda não foi agendado. Segundo o relato, a Secretaria de Saúde reconheceu a dificuldade, mas não apresentou justificativas concretas para a demora.

As três situações foram formalizadas na Promotoria de Justiça de Ivinhema, e reforçam a preocupação de muitos moradores quanto ao atendimento, fornecimento de medicamentos e encaminhamento de procedimentos na rede municipal.

PEDIDO DE ESCLARECIMENTO

Diante dos relatos, o site Ivinoticias entrou em contato com a Assessoria da Prefeitura Municipal de Ivinhema na tarde de ontem (23/10) para solicitar um posicionamento sobre as dificuldades relatadas e quais medidas estão sendo adotadas para regularizar o fornecimento de medicamentos e agilizar os procedimentos pendentes. Porem ate o fechamento da matéria não houve resposta, a reportagem aguarda retorno e caso seja enviado uma resposta será postado aqui na matéria.