Educação
Tema da redação do Enem trata de perspectivas do envelhecimento. Veja
O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou o tema da prova de redação do Enem 2025 por meio do X
TOP MíDIA NEWS/METRóPOLES, PARCEIRO DO TOPMíDIANEWS

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 é: Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira. O assunto, que será abordado por mais de 4,8 milhões de candidatos que fazem o teste neste domingo (9/11), foi divulgado pelo ministro da Educação, Camilo Santana.
A linha abordada segue a temática de minorias cobrada em anos anteriores. Em 2024, o tema foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Em 2023, “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
As provas do Enem são aplicadas em 1.804 municípios em todo o país, neste domingo. Candidatos começaram a prova do Enem às 13h30. Quem não estava nos portões até o horário de fechamento, às 13h, foi barrado. O exame ocorre neste domingo e no dia 16 de novembro.
Composição das provas
No primeiro dia de provas, que teve corrida intensa para chegada aos colégios, o exame é composto por quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva é formada por 45 questões de múltipla escolha.
Os candidatos terão 5 horas e 30 minutos para responder a 90 questões objetivas. Os testes são divididos entre Linguagens e Ciências Humanas e uma redação. Os participantes terão conhecimentos cobrados nas seguintes áreas: língua portuguesa; literatura; língua estrangeira (inglês ou espanhol); história; geografia; filosofia e sociologia, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação.
A redação é de texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir da situação-problema proposta, dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo da formação. A prova de redação vale de 0 a 1.000 pontos.
Datas diferentes
Três municípios do Pará terão agenda de aplicação de prova diferenciada. Belém, Ananindeua e Marituba farão, excepcionalmente, a aplicação nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.






